"Do Céu à Inovação:
Explorando o Poder
da Tecnologia"
A "Céu de Ideias" é uma mostra multidisciplinar que une ciência, criatividade e espírito empreendedor em uma jornada de descobertas e soluções. Em 2025, guiados pelo tema "Do Céu à Inovação", os alunos serão desafiados a explorar como a tecnologia transforma o mundo ao nosso redor — da sala de aula ao espaço sideral, do cotidiano à imaginação.
Esta edição convida estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio a investigar, criar e apresentar projetos que mostrem como a tecnologia pode ser aplicada de forma criativa, sustentável e empreendedora para melhorar vidas, resolver problemas e ampliar horizontes.
01
Estimular a curiosidade científica, a autonomia e o pensamento crítico;
01
Estimular a curiosidade científica, a autonomia e o pensamento crítico;
02
Promover o uso consciente da tecnologia como ferramenta de transformação social;
02
Promover o uso consciente da tecnologia como ferramenta de transformação social;
03
Desenvolver habilidades empreendedoras como criatividade, trabalho em equipe, comunicação e liderança;
03
Desenvolver habilidades empreendedoras como criatividade, trabalho em equipe, comunicação e liderança;
04
Valorizar o protagonismo dos alunos em projetos inovadores e relevantes;
04
Valorizar o protagonismo dos alunos em projetos inovadores e relevantes;
05
Integrar saberes das áreas de ciências, matemática, linguagem, artes e humanidades.
05
Integrar saberes das áreas de ciências, matemática, linguagem, artes e humanidades.
1º Ano
Alunos: Ana Júlia, João Manoel, Lorenzo e Helena da Mata.
Abordagem: Reação Química
Orientadora: Cleila
Descrição: A reação efervescente dos comprimidos libera o gás carbônico, que se acumula em bolhas dentro da água. Como o gás é menos denso as bolhas sobem através do óleo, levando consigo uma pequena quantidade de água colorida. Ao chegarem à superfície as bolhas se quebram e a água colorida desce, criando o efeito de lava que sobe e desce.
2º Ano
Alunos: Ana Júlia, Bernardo, Breno, Caio, Gustavo, Heitor, Helena, Lucas, Maria Julia e Yasmin.
Abordagem: Experimentos
Orientadora: Joyce
Descrição: A curiosidade natural das crianças é um poderoso motor para a aprendizagem. Por meio de experiências simples, lúdicas e visuais, é possível desenvolver noções básicas de ciência, estimular a investigação, o raciocínio e o encantamento pelo mundo natural.
Objetivos:
- Estimular a curiosidade e o pensamento científico;
- Explorar fenômenos da natureza com experimentos simples;
- Promover o trabalho em equipe;
- Desenvolver a oralidade e a capacidade de explicar conceitos;
- Participar ativamente da Feira de Ciências com apresentações práticas.
Experimentos Selecionados:
- Arco-íris no copo (Densidade dos líquidos).
- Ímã pescador (Magnetismo).
- Vulcão de Bicarbonato - Reação química (ácido + base).
- Balão que enche sozinho - Geração de gás (reação química).
- Bolha dentro de bolha.
3º Ano
Alunos: Ana, Maria Flor e Davi.
Abordagem: Prisma de CD mostrando cor Orientadoras: Maysa e Eduarda
Descrição: Explicação de como o CD age como um prisma separando a luz branca em cores visíveis.
Quando a luz do sol bate no CD, ela se separa em várias cores, como no arco-íris. Isso acontece porque o CD funciona como um prisma, espalhando a luz. A luz branca é formada por várias cores misturadas, e o CD nos ajuda a ver cada uma delas.
4º Ano
Alunos: Laura, Valentina e Lara.
Abordagem: Reação química
Orientadoras: Maysa e Eduarda
Descrição: Explicar o que é o slime geleca, mostrando que se trata de uma mistura diferente e pode ser esticada e apertada. É um material divertido que parece líquido e sólido ao mesmo tempo.
5º Ano
Alunos: Antônio Moura, Caio, Henrique e Arthur.
Abordagem: Urbanismo
Orientadoras: Maysa e Eduarda
Descrição: Explicar a importância do planejamento das cidades.
6º Ano
Alunos: Ana Clara Fonseca, Davi Gomes, João Lucas de Moura, Maria Teresa Resende, Miguel Martins, Rafael Borges, Rafaela Pereira.
Abordagem: Sustentabilidade, Tecnologia e Eficiência
Orientadoras: Kenia Salgado e Eduarda dos Santos
Descrição: Planejamento em Maquete – Cidade Inteligente
- Energia Sustentável – painéis solares, turbinas eólicas;
- Transporte Inteligente – veículos elétricos, ciclovias, pontos de ônibus tecnológicos;
- Edifícios e Casas Sustentáveis – jardins verticais, telhados verdes;
- Gestão de Resíduos – reciclagem inteligente;
- Tecnologia e Conectividade – postes com wi-fi, câmeras, sensores;
- Zonas Verdes – parques, árvores, praças;
9º Ano
Alunos: Gabriel Brandão, João Gabriel Nicola, Luis Henrique Carvalho.
Abordagem: Demonstrar conceitos básicos de eletricidade e circuitos de forma interativa e divertida
Orientadoras: Kenia Salgado e Eduarda dos Santos
Descrição: Criação de um labirinto com arames, fonte de energia (bateria), um interruptor e componentes elétricos que indicam a interrupção ou continuidade do circuito (lâmpadas, alto-falantes, LEDs) onde a passagem de corrente elétrica é interrompida ao tocar com uma argola, acionando um sinal luminoso ou sonoro.
- A atividade interativa torna a aprendizagem mais envolvente e estimula a curiosidade, especialmente para aqueles que estão começando a se aproximar do mundo da física.
- O labirinto pode ser utilizado como ferramenta de ensino para explicar conceitos como circuitos em série, circuitos em paralelo e as características de componentes elétricos como resistores e interruptores.
1ª Série
Alunos: Gérard, Lara Aoarecida, Lara Emanuelly, Victor e Victória.
Abordagem: Estudando força, pressão e ação e reação.
Orientador: Jessé
Descrição:
- Compreender a Terceira Lei de Newton (ação e reação);
- Observar os efeitos da pressão no deslocamento de objetos;
- Relacionar teoria científica com experiência prática.
3ª Série
Alunos: Carolina Amorim, Gabriella Amorim, José, Pedro Uraní, Guilherme, Rafaella Paiva, Rafaela Barros, Gisele.
Abordagem: Apresentar as invenções tecnologias que ocorreram em momento históricos importantes da história humana
Orientador: Michel
Descrição: Criação de uma linha do tempo com invenções que marcaram épocas e fomentaram o desenvolvimento tecnológico.
As invenções serão apresentadas como uma cronologia de descobertas:
- Começando por um trabalho manual de produção de perfume;
- Um parafuso telúrico para transporte de água;
- Motor a vapor;
- Óculos de acessibilidade; e
- Máquina que funciona com base em Inteligência Artificial (IA).
“Imaginamos no Céu. Inovamos na Terra.”