Blog
Lancheira Saudável.

Lancheira Saudável.

Olá Família!

Nossa equipe já está ansiosa para recebe-los!

Preparamos 4 dicas para te ajudar a preparar uma lancheira saudável e tornar esse período de retorno à escola mais tranquilo, saudável e gostoso para as crianças. Confira nossas sugestões!

1. Faça boas escolhas e varie o cardápio

Uma lancheira saudável é composta por:

Fruta + carboidrato + proteína + água/suco.

Frutas: aposte nas frutas que são fáceis de descascar ou podem ser consumidas com a casca (como uva e banana) ou, então, prepare uma salada de frutas e já deixe-a pronta na lancheira.

Carboidrato: escolha os naturais (como batata e/ou tapioca) ou integrais. Basta montar a lancheira com pães, bolos e biscoitos integrais, de arroz, milho ou multigrãos.

Proteína: aposte no leite e seus derivados (iogurte, queijo branco, ricota, requeijão), patês caseiros de frango, atum.

Água: a água deve sempre estar presente na lancheira! Você pode inclusive comprar uma garrafinha “divertida”, que incentive a criança a beber água e ajude a mantê-la sempre hidratada. Suco natural.

2. Montem as lancheiras saudáveis juntos!

Que tal aproveitar o momento e chamar o(s) pequeno(s) para participarem da montagem da lancheira?

Converse com a criança sobre os lanches e peça sugestões sobre o que ela gosta de comer no colégio. Essa conversa é importante para construir uma autonomia alimentar importante para os pequenos e fará com que ele seja mais consciente das suas escolhas alimentares desde cedo.

Para começar, uma boa ideia é investir nos sanduíches naturais, por exemplo. Eles são versáteis, pois podem ser montados com inúmeros ingredientes, nutritivos e saborosos, sendo uma boa opção de lanche para você montar junto com a criança.

3. De vez em quando, um agrado não faz mal a ninguém

No geral, o consumo de chocolate e doces não deve ser incentivado ou fazer parte da rotina alimentar das crianças. Entretanto, assim como você também pode gostar de comer algo diferente de vez em quando, os pequenos também podem sentir essa vontade.

Por isso, colocar um doce de frutas, um chocolate ou alguma outra “besteirinha” – de vez em quando, é claro, – na lancheira, pode ser algo positivo. Inclusive, hoje já é possível encontrar boas opções desses alimentos. Assim, ao mesmo tempo que o pequeno irá comer algo “diferente” e aproveitar um mimo, a saúde dele não será deixada de lado.

4. Busque preparar os alimentos, mas se não for possível, faça escolhas inteligentes dos industrializados

Sabemos que nem sempre será possível cozinhar e preparar todos os alimentos que irão integrar a lancheira saudável das crianças.

Por mais que os adultos se organizem para fazer as compras e preparar os lanches, é possível que ocorram imprevistos e as coisas fujam do controle.

 E, neste momento, é hora de fazer as boas escolhas para tornar o lanche das crianças mais nutritivo e saudável.

Por exemplo: cookies integrais são interessantes para o pequeno levar na sua lancheira saudável.

Aproveite essas dicas e até dia 18, quarta feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *